terça-feira, 23 de agosto de 2011

UNE e UBES convocam #Marchadosestudantes, Dia 31 de agosto em Brasilia.


Fechando o Agosto Verde e Amarelo, UNE e UBES convocam estudantes para marcha pela defesa dos 10% do PIB e 50% do fundo social do Pré-sal para educação.
O mês de agosto será encerrado com um importante dia para o movimento estudantil: uma grande marcha, dia 31, em Brasília, reunindo estudantes de todo o país pela campanha #educacao10, para garantir 10% do PIB e 50% do fundo social do Pré-sal para a educação.
Milhares de jovens brasileiros estão se mobilizando e organizando caravanas rumo a capital do país para participar da grande marcha. Para o presidente da UNE, Daniel Iliescu, o Brasil vive momento único de oportunidades em diversas áreas e precisa se convencer de que é “necessário e urgente priorizar a educação em todas as suas etapas”.
   
“Vamos às ruas nessa jornada para tornar público o debate deste Plano Nacional de Educação que é tão decisivo. Precisamos envolver a sociedade para discutir a educação que queremos para os próximos dez anos”, explicou Daniel.
Entenda os 50 % do Fundo social do Pré-sal para educação
Sem um financiamento robusto, o desafio de qualificar a educação e democratizar o acesso fica cada vez mais distante. È assim que a UNE, em conjunto com outras entidades que compõem o movimento estudantil (A UBES e a ANPG), lançou em outubro de 2009 a campanha pelos 50% do fundo social do Pré-sal para educação.
Essa é a luta por um novo marco regulatório do petróleo brasileiro, que inclui a criação deste fundo social, e relaciona-se diretamente com a soberania e o desenvolvimento do país. A proposta de 50% foi aprovada pelo Congresso Nacional, mas vetada pelo poder executivo no final de 2010.
Nesse mês, dia 4 de agosto, aconteceu uma nova e importante vitória: o projeto de lei apresentado pelo senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), venceu sua primeira etapa na tramitação no congresso ao ser na comissão de infra-estruturar do senado.
Entenda os 10% do PIB para educação
Somada à luta pelos recursos do Pré-sal, está a defesa da destinação de 10% do PIB para educação. Esta é uma das emendas que a UNE fez ao Plano Nacional de Educação, atualmente em tramitação no Congresso Nacional. O PNE traça as metas para a educação brasileira nos próximos 10 anos e, por isso, seu conteúdo terá impacto sobre toda uma geração de estudantes.
É no quesito financiamento que mora o principal problema do plano, que prevê ampliar gradualmente os recursos até atingir 7% em 2020. A UNE e UBES em conjunto com outros setores do movimento educacional, luta para elevar o investimento em educação para 7% do PIB ainda em 2011, até, em 2014, atingir os 10%. “Somente com mais investimentos em educação é que vamos viver o novo Brasil que queremos, sem miséria e livre do analfabestismo”, explicou Iliescu.
É assim que a UNE e UBES lideram a bandeira “Educação 10”, para que se crie as condições para o investimento na educação em todos os níveis e permitir que esta área tão estratégica par ao desenvolvimento do país finalmente possa sanar a dívida histórica que possui com o povo brasileiro.

Por UNE

Nenhum comentário:

Postar um comentário