quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Conferência Nacional LGBT


As cores do arco-íris, símbolo LGBT, irá colorir a capital federal do país entre os dias 15 e 18 de dezembro de 2011, quando acontece a 2ª Conferência Nacional de Políticas Públicas e Direitos Humanos de LGBT . Com o tema “Por um país livre da pobreza e da discriminação, promovendo a cidadania de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais”, o encontro terá como pauta a implementação e a execução do Plano Nacional de Promoção LGBT, propondo estratégias para seu fortalecimento.
Convocada oficialmente pela presidente Dilma Rousseff em 18 de maio deste ano, a Conferência tem como objetivo, avaliar e propor as diretrizes para a implementação de políticas públicas voltadas ao combate à discriminação e promoção dos direitos humanos e cidadania de LGBT no país.
Desde outubro aconteceram por todo Brasil etapas estaduais e municipais da Conferência, com o intuito de avaliar a situação de cada localidade, além de formular políticas públicas de caráter nacional. “Os encontros estaduais conseguiram mobilizar centenas de lideranças juvenis em prol ao combate a epidemia do HIV, a homofobia e o preconceito. Agora na Conferência Nacional, queremos construir uma política afirmativa, exaltando o orgulho de ser LGBT”, afirma o diretor de LGBT da UNE, Denílson Júnior.
Representando os estudantes LGBT de todo país, o diretor acredita que a participação da entidade se dá não apenas dentro das instituições de ensino, mas também fora delas. “A UNE vem combatendo o preconceito dentro das universidades, escolas, nos postos de saúde, Centros de Atenção Psicossocial, ajudando a criar uma sociedade sem homofobia”. 
A senadora federal e relatora do Projeto de Lei nº 122/2006, Marta Suplicy, o deputado federal e coordenador da Frente Parlamentar LGBT, Jean Willys, a presidente do Grupo E-jovem, Lohren Beauty e o presidente da ABGLT, Toni Reis são alguns dos convidados que participarão da Conferência. 
A 2ª Conferência Nacional de Políticas Públicas e Direitos Humanos de LGBT acontece em um momento importante para a população LGBT. No último dia 8 de dezembro na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado, o PL 122/2006 foi retirado da pauta da sessão da Comissão parareexame.  
Segundo a ministra Maria do Rosário, ao convocar a 2º Conferência para debater políticas públicas para o segmento LGBT, o governo sinaliza a busca por uma sociedade livre de preconceitos e discriminações. “A intolerância não deve ter lugar no Brasil. Queremos ser um governo completo para os direitos humanos para termos um Brasil inteiro contra a homofobia. Este é um compromisso da presidenta Dilma, que afirmou que o Brasil é parte da afirmação mundial contra a homofobia. Não vamos recuar uma vírgula se quer”, afirma Rosário. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário