sábado, 19 de janeiro de 2013

GOVERNADOR ALCKMIN É RECEBIDO COM PROTESTOS EM POÁ



O Governador Geraldo Alckmin (PSDB) esteve neste sábado, 19, em Poá, na Grande São Paulo, e foi recebido com protestos organizado por estudantes e militantes do PSOL (Partido Socialismo e Liberdade). O governador foi assinar parceria com a prefeitura local em projeto do Casa Paulista.
Os manifestantes lembraram a ausência de política consistente na área habitacional por parte do governo estadual. O Casa Paulista é insuficiente para reduzir o déficit na área em todo o Estado, lembrou um dos participantes do ato, Carlos Moreira. “No momento em que tristemente lembramos o aniversário de um ano do massacre no Pinheirinho organizado pelos tucanos, temos a certeza de que não há política séria para construção de moradias em São Paulo”, disse o manifestante.
O município de Poá está conduzindo a construção de um Plano Municipal de Habitação para precisar o déficit que hoje é estimado em 3 mil moradias pela Secretaria de Habitação. Certamente, no entanto, o número tem crescido diante da política estadual na construção de estradas. Segundo Lais Silva, a cidade sofreu com muitas desapropriações recentemente. “Há mais investimento em desapropriar para a obra do Rodoanel do que em construção de moradias. Além disso, o valor repassado aos moradores é irrisório”, lembrou a estudante.
No ato, um fotografo, identificado como assessor do governador, foi para cima dos manifestantes e rasgou um dos cartazes.
Os manifestantes demonstraram ainda solidariedade ao Assentamento Milton Santos que está sob ordem de desocupação judicial e criticaram ainda a política de segurança pública e o genocídio contra a comunidade negra e pobre que vem ocorrendo em todo o território paulista.
A cidade, que é Estância Hidromineral, não recebeu ainda qualquer garantia de melhoria contra o impacto que será causado pelo Rodoanel e não há programa para realocar os moradores desapropriados. Ficará no município a única entrada na região para o anel viário.

Casa Paulista
O ato celebrou a assinatura de apoio do governo estadual para a construção de 256 moradias no empreendimento Condomínio Esmeralda, no bairro Jardim Débora, que receberá investimentos de R$ 21,5 milhões, dos quais R$ 4,9 milhões da Casa Paulista e também contará com recursos do Programa Minha Casa Minha Vida. A obra foi prometida pela administração municipal desde 2010. Além do governador, e do Prefeito Francisco Pereira de Souza (PDT), estiveram na cerimônia prefeitos da região, vereadores, o deputado federal Roberto de Lucena (PR) e Ramalho da Construção (PSDB), deputado estadual.



 texto de Arthur Stabile

Nenhum comentário:

Postar um comentário