segunda-feira, 14 de maio de 2012

Começam os congressos municipais da UJS em Minas

congresso
A UJS Mineira deu início ao seu ciclo de congressos municipais. No último final de semana aconteceram os congressos da cidade de Montes Claros e da região do Vale do Aço ( Ipatinga, Timóteo e Coronel Fabriciano). Os congressos reuniram centenas de jovens para debater as políticas municipais para a juventude, o primeiro emprego, meio ambiente, educação de qualidade, combate as drogas e todas pautas e anseios da juventude. O fórum serviu ainda para traçar as metas organizativas das frentes e das pastas da UJS.
A Juventude do meio passe
A UJS de Montes Claros realizou seu primeiro congresso após a regulamentação do meio-passe, luta histórica da juventude da cidade, que teve seu momento marcante em 2008 quando a União da Juventude Socialista (UJS) realizou inúmeras passeatas na cidade que culminaram na prisão dos líderes do movimento. A UJS mais uma vez mostrou estar sintonizada com a realidade da juventude de Montes Claros realizando um congresso que entrou na agenda dos maiores eventos da cidade reunindo mais de 600 jovens que durante todo o dia desfrutaram de uma extensa programação política e cultural.

Este processo de mobilização que atingiu milhares de jovens nas escolas, universidades, praças, grupos culturais e redes sociais resultou em uma expressiva filiação de 1.300 jovens. Reconhecendo a importância da atuação da UJS na cidade o prefeito Tadeu Leite esteve presente à atividade e homenageou os jovens que bravamente lutaram pela implementação do meio passe na cidade. A UJS através de seu presidente reeleito, Lucas Alves “Pombo”, afirmou a necessidade de fazer um grande seminário para discutir profundamente as políticas publicas para juventude em Montes Claros e elaborar um documento para ser entregue aos pré-candidatos a prefeitura.
Mais empregos, menos violência
A UJS do Vale do Aço reuniu na cidade de Coronel Fabriciano, cerca de 100 delegados em um congresso que teve como pautas prioritárias o desafio da reindustrialização, o meio-passe metropolitano e o combate a violência entre a juventude. Importante fonte econômica da região é a indústria siderúrgica, que estão drasticamente reduzindo sua produção, resultando em inúmeros jovens perdendo seus empregos. Segundo Walace ex-presidente da UJS de Timóteo “recuperar a indústria é recuperar os empregos da juventude e a principal fonte de economia do Vale do Aço”.

Para o jovem Alan o combate à violência no Vale do Aço passa por ter mais espaços culturais e esportivos para juventude, “pois na cidade de Coronel Fabriciano é mais fácil ser “aviãozinho” do que praticar um esporte”. Outra pauta fundamental é o meio-passe estudantil metropolitano que deve unificar a UJS da região.Foram eleitas as diretorias das UJS das cidades de Timóteo e Ipatinga sendo Melissa e Marcela as presidentes respectivamente.
Fonte: Vermelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário