segunda-feira, 7 de novembro de 2011

39º CONUBES: No final de semana, 8 estados elegem delegados

Estudantes de Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Pernambuco e outros cinco estado mobilizam seus estudantes para esses importantes fóruns do movimento estudantil secundarista
O 39º Congresso da UBES, maior e principal encontro do movimento estudantil secundarista brasileiro, está chegando. Marcado para os dias 1 a 4 de dezembro, em São Paulo, reunirá delegados de todos os estados do país. O processo eleitoral do congresso começou há dois meses, e 4,5 milhões de estudantes de todo o Brasil já participaram de votações em cerca de 5 mil escolas. Ao longo desse processo, ao todo, mais de 8 mil delegados foram eleitos. (Confira matéria sobre 30 anos de Rreconstrução da UBEs aqui)
Todos os delegados nomeados dentro das escolas participarão das etapas estaduais, quando têm a tarefa de eleger os representantes para o Congresso, em dezembro. Durante esse final de semana, dias 5 e 6 de novembro, será a vez dos estudantes do Paraná, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Amapá, Acre, Mato Grosso e Piauí elegerem seus representantes.
“Esse é um momento decisivo para que aconteça novas e maiores mudanças na educação, em que jovens secundaristas de todo Brasil vão debater e aprovar resoluções que irão orientar a atuação da próxima gestão da entidade”, explica Yann Evanovick, presidente da entidade
Na última sexta-feira, 28, cerca de 250 estudantes participam da estadual de Tocantins. Por sua vez, a Paraíba lotou o auditório da UFPB (Universidade Federal da Paraíba) com mais de 500 estudantes secundaristas.
Vem ai o 41° Congresso da UCMG
Amanhã, dia 5, a cidade de Juiz de Fora, MG, receberá mais de mil estudantes para o 41° Congresso da UCMG, etapa estadual do 39° Congresso da UBES. Durante o encontro, os estudantes vão discutir e elaborar uma plataforma política a ser apresentada ao conjunto da sociedade.
“Teremos um dos maiores congressos da história da UCMG, a turma da escola sabe que temos muito a debater sobre a educação do nosso estado, a pauta apresentada pela UCMG no inicio do ano da criação do fundo social do minério para a educação com certeza será uma das principais pautas do evento”, diz Péricles Francisco atual presidente da entidade.
As atividades serão concentradas no Instituto de Ciências Biológicas da UFJF. A mesa de abertura acontecerá a partir das 09h da manhã no auditório do instituto, com a participação de autoridades políticas e representantes de entidades do movimento social, logo após a abertura dos trabalhos, será iniciada a mesa de Conjuntura e Educação.
A plenária final – quando serão votadas e deliberadas pelos estudantes as principais propostas e a eleição da nova diretoria da UCMG para o próximo biênio 2011-2013 e a eleição dos delegados para a etapa nacional do congresso da UBES – será realizada na quadra de Samba do Linhares.
Mais informações aqui
Etapa estadual de RN marca a reorganização da Associação Potiguar dos Estudantes Secundaristas
Distante 87 km de Natal, capital do Rio Grande do Norte, a cidade de Montanhas receberá cerca de 300 estudantes de todo o estado. O congresso acontecerá amanhã, dia 5, a partir das 9h, e se encerrará no domingo, dia 6, às12h.Esse será o 14º Congresso da entidade, que foi presidida pelo primeiro presidente da UBES, Luís Bezerra de Oliveira Lima, e marca a reorganização da Associação Potiguar dos Estudantes Secundaristas, entidade estudantil fundada em 1928, a mais antiga do país.
Mais informações aqui
Grande mobilização em PE: etapa reunirá 700 delegados e 300 observadores
Em Pernambuco, a expectativa é que mais de mil estudantes (700 delegados e 300 observadores) participem da etapa estadual do CONUBES. O fórum estudantil também terá como principais pautas a reforma curricular, o Plano Nacional de Educação e o Pronatec.
O congresso começará com um ato, marcado para as 9h, com o tema “Nova Escola para um novo Pernambuco”. O ato tem o objetivo de debater o novo momento econômico de Pernambuco e como a escola pode acompanhar esse momento.
Participarão dessa abertura representantes de movimentos Sociais, do sindicato de trabalhadores, a reitoria da universidade, e representantes do governo do Estado. O fórum será encerrado no final da tarde com a plenária final.
Mais informações aqui
Confira a agenda completa de etapas estaduais na aqui
Da Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário