terça-feira, 15 de novembro de 2011

Brasília sediará Olimpíadas Escolares Mundiais de 2013

Após garantir sete jogos da Copa do Mundo, a abertura da Copa das Confederações, partidas da Copa América e disputas de futebol dos Jogos Olímpicos de 2016, a capital foi confirmada como sede das Olimpíadas Escolares Mundiais de 2013


A capital federal foi escolhida pela International School Sport Federation (ISF) como sede das Olimpíadas Escolares Mundiais (Gymnasiade) de 2013. A competição, realizada de quatro em quatro anos, reúne em média 2 mil atletas de 14 a 17 anos, de cerca de 45 países. Brasília venceu, por dez votos a sete, a disputa com Palma de Mallorca, na Espanha, e será a primeira cidade das Américas a sediar o evento. A escolha da capital brasileira como sede do evento em 2013 ocorreu durante a última reunião do Comitê Executivo da ISF, realizada no início deste mês na Ilha de Chipre. Serão realizadas provas de atletismo, natação e ginásticas artística e rítmica.

“Estamos vivendo a década dos esportes em Brasília. A Gymnasiade se une a vários grandes eventos que realizaremos em nossa cidade, como a Copa do Mundo de 2014, a das Confederações de 2013, a América de 2015 e o futebol masculino e feminino nas Olimpíadas de 2016”, destaca o governador Agnelo Queiroz. “Todos esses grandes eventos que sediaremos trarão grandes benefícios para a nossa capital, potencializando o desenvolvimento social e econômico e gerando oportunidades”, acrescenta.

O secretário de Esportes, Célio René, destaca que as Olimpíadas Escolares Mundiais serão muito importantes para incentivar a prática desportiva entre crianças e jovens estudantes. “Trazer esses grandes eventos possibilita a discussão do esporte na escola e motiva também as pessoas de Brasília que trabalham com o desporto escolar. O esporte contribui para educação dos jovens, por isso acreditamos tanto nesse evento”, afirma.

As Olimpíadas Escolares também contribuirão para qualificar ainda mais Brasília como sede de grandes eventos internacionais, na avaliação do secretário de Turismo do DF, Luís Otávio Rocha Neves. “A Gymnasiade ajudará a promover o turismo como uma importante atividade econômica. Além disso, Brasília se fortalece como cidade de eventos e entra no roteiro esportivo do país e do mundo”, destaca. “Não há dúvidas de que Brasília é uma cidade preparada para competições em geral. O esporte inclusive terá sua história contada em um museu especial para o assunto no coração da nossa cidade”, acrescenta o secretário. Ele se refere ao projeto Esplanada dos Museus, discutido nesta semana pelo governador Agnelo Queiroz e a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, e que prevê a abertura de cinco novos espaços na cidade. 

A Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) já iniciou os preparativos para as seletivas para a Gymnasiade. Poderão participar os atletas regularmente matriculados nos ensinos fundamental e médio, e devidamente autorizados pela federação escolar de cada estado. 

O trabalho para trazer as Olimpíadas Escolares Mundiais para Brasília envolveu as secretarias de Estado de Turismo e de Esporte, o Brasília e Região Convention & Visitors Bureau, o Ministério do Esporte e a Associação Brasileira das Agências de Viagens do Distrito Federal (ABAV/DF).
Da Redação, com informações da Setur

Nenhum comentário:

Postar um comentário