quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Câmara de vereadores de Poá/SP aprovam moção de aplauso ao Congresso da UPES e aos estudantes poaenses.

Na última terça - feira,22, a Cãmara de Vereadores de Poá, são Paulo aprovou por  unanimidade Moção de Aplauso a Realização do Congresso da União Paulista dos Estudantes Secundaristas - UPES e aos estudantes poaenses participantes dessa etapa estadual do 39º CONUBES.
Tal propositura teve como realizador o Vereador Marquinho da Indaia(PDT) após o mesmo ter tido reunião com o Presidente da União Municipal dos Estudantes de Poá, UMEP, Felipe Alves Fernades, também diretor da UJS de Poá/SP. De acordo com o vereador, tais ações "devem se tornar prática dessa legislatura, afinal o Movimento Estudantil tem história de luta em prol a democracia e direitos brasileiros".
O presidente da UMEP, Felipe, relatou a importância da moção de aplauso a qual ele também foi citado após a reorganização da entidade depois de sete anos paralisada:" essa atitudér é de grande relevância para o M.E. da cidade de Poá, já que estamos nos reorganizando este ano."
A proposta de moção de aplauso foi lida no dia 22 na sessão ordinária da Cãmara de Vereadores de Poá e aprovada sendo encaminhadas cópias para a entidade municipal dos estudantes, a UMEP, e para a sede das entidades estudantis na Vila Mariana, onde está localizada a UPES.
Leia a moção de Aplauso na íntegra:
"Requeiro à mesa, na forma regimental, para que seja consignado nos Anais desta Casa de Leis, voto de Aplauso, a União Municipal dos Estudantes de Poá, UMEP, pela participação no Congresso da União Paulista dos Estudantes Secundaristas, UPES, etapa estadual do 39º Congresso da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, UBES, a ser realizado respectivamente em Carapicuíba/SP nos dias 19 e 20 de Novembro e 01,02,03 e 04 de Dezembro na Cidade de São Paulo/SP do corrente ano. O Congresso da UBES é o principal momento do movimento estudantil secundarista brasileiro, ele reúne estudantes do I e II Ciclo do Ensino, Ensino Médio e Ensino Técnico, bem como estudantes da EJA. Começa com a eleição de representantes de escolas, passa por congressos estaduais e tem seu ponto alto num grande congresso nacional, com estudantes eleitos nos 27 Estados do país. Esta atividade decide os rumos da UBES para os próximos dois anos.


A União Municipal dos Estudantes de Poá- UMEP, foi fundada no ano de 2000, por estudantes poaenses integrantes de diversas escolas estaduais da cidade. Seu primeiro congresso foi realizado na EE Padre Simon Switzar no centro de Poá e contou com mais de 200 estudantes entre delegados eleitos e observadores. Tal entidade tem como objetivo representar todos os estudantes do ensino fundamental, médio, técnico, cursinhos pré – vestibulares de forma a levar suas reivindicações a virarem políticas públicas em prol da melhoria da educação básica e consequentemente a superior. No ano de 2011, os estudantes poaenses realizaram o IV Congresso da UMEP na EMEB Walter de Almeida Monteiro no bairro de Calmon Viana elegendo Felipe Alves Fernandez seu presidente para o biênio 2011/2013.

Felipe é natural de São Paulo capital e é morador de Poá há 10 anos e com apenas 16 anos foi eleito presidente da UMEP, Felipe tem se engajado no movimento defendendo bandeiras como 10% do PIB para educação e 50% do Fundo Social do Pré–Sal para Educação. Ele é estudante do 1º ano do Ensino Médio da EE Professora Nanci Cristina do Espirito Santo e morador da Vila Áurea.

Requeiro ainda, que após deliberação do Egrégio Plenário, sejam encaminhadas cópias da propositura ao Presidente da UMEP com endereço a Rua Felipe Camarão, n.º 546 – Vila Áurea , Poá – CEP 08555 – 000 (tel: 4639-7430/8434-5392), bem como para sede da UPES no endereço: Rua Vergueiro, n.º 2485 – Vila Mariana, São Paulo."

Cabe lembrar que além de Felipe presidente da entidade municipal também participaram do Congresso mais sete estudantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário